III Encontro de Cidades e Universidades

III Encontro de Cidades e Universidades.jpg

O Encontro de Cidades e Universidades se realiza a cada dois anos e tem como objetivo fortalecer e dinamizar os processos de vinculação, cooperação, transferência e gestão tecnológica entre o sistema universitário e o sistema urbano regional. Este encontro tem entre seus objetivos: difundir o trabalho conjunto entre os governos locais e as universidades, em que estas últimas fornecem respostas para as necessidades e desafios colocados pelos primeiros; sistematizar o trabalho realizado entre as partes e partilhar boas práticas. Neste ano, o III Encontro de Cidades e Universidades será realizado em Porto Alegre. No link do evento tem a programação completa.

Fui convidado para participar de duas mostras, com trabalhos recentes que fazem parte de minha pesquisa de Mestrado:

Exposição Experiência Urbana:

III Encontro_Experiência Urbana
Coordenação e Curadoria: Profª Elaine Tedesco (PPGAV – UFRGS).
Abertura: 11 de abril, 15h.
Visitação: 11 de abril a 09 de maio, das 7h30min às 22h30min.
Local: Pátio central do Campus Centro da UFRGS.
Artistas convidados: Alexandre De Nadal, Giordano Toldo, Leo Caobelli, Letícia Lampert, Luciane Bucksdricker, Lu Rabello, Klaus W. Eisenlohr, Marco Antonio Filho, Marion Velasco e Viviane Gueller.

Em sintonia com a imersão do Campus Centro da UFRGS na malha urbana de Porto Alegre e o consequente trânsito da comunidade acadêmica e da população local, será realizada uma exposição coletiva a céu aberto, tendo por tema a expe­riência urbana contemporânea. A exposição perdurará após o encontro. A ação terá coordenação e curadoria de Elaine Tedesco, professora do Instituto de Artes da UFRGS. Evento no Facebook no link.

Exposição OCUPA – Tapumes:

III Encontro_Ocupa Tapumes
Coordenação e Curadoria: Profª Maria Ivone dos Santos (PPGAV – UFRGS).
Abertura: 16 de abril, 14h.
Visitação: 16 de abril em diante.
Local: Orla do Guaíba, próximo ao Gasômetro.
Artistas convidados: Juan Carlos Romero (Argentina), Alexandre De Nadal, Alexis Chevalier, Anouk Moyaux, Claudia Zanatta, Claudia Zimmer, Daniela Cidade, Daniele Marx, Diego Passos e Juliano Ventura, Elias Maroso, Evelyn Lima, GPIT, Guilherme, Hélio Fervenza, Karina das Oliveiras e Marcelo Damasceno, Marcela Morado, Marcelo Chardosin, Maria Ivone dos Santos, Raquel Stolf, Renata Marquez – Piseagrama, Ricardo Moreno, Sandro Ka, Sylvia Furegati e Herbert Viana –Pparalelo, Valdir L. de Andrade Jr, Ana Julia, Mariana Corteze, Alison A. Fernando Bakos, Ana Maich.

Um conjunto de proposições artísticas que serão realizadas por artistas locais e internacionais que trabalham com o espaço público e por professores e alunos das Universidades que integram o Grupo Montevidéu. O local escolhido para esta intervenção é o ex­tenso tapume que isola o canteiro das obras de revitalização da orla do Lago Guaíba e o entorno. O projeto propõe a exe­cução de intervenções artísticas pintadas ou aplicadas sobre a superfície dos tapumes, previamente definidas ou elaboradas pelos participantes após a visita e o reconhecimento do local. As proposições buscam relacionar-se com a cidade, conside­rando a comunicação pela arte como um meio de atuação ca­paz de provocar rupturas nas significações do espaço público e como uma forma de resistência que impacta o imaginário social.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Exposições

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s