Bā bié tǎ

Publico aqui três trabalhos da série Bā bié tǎ, ganhadores do Prêmio Incentivo à Criatividade, do 21o Salão da Câmara de Porto Alegre/RS, em 2016.

As imagens aqui apresentadas são de locais que distinguimos como parte de Porto Alegre: temos a consciência de que ali já transitamos, embora nem sempre saibamos localizá-los com certeza. Ao mesmo tempo são lugares que, agora virtualmente alterados, se apresentam com um alto grau de ruído ao serem maculados por novas linguagens. Mas qual a diferença entre as imagens reais e as simuladas, se todas resultam na mesma textura desordenada?

Para criar os três trabalhos da série Bā bié tǎ – a fonética chinesa da palavra 巴别塔, ou Torre de Babel no português, ou ainda, uma alusão ao “bê-á-bá” da alfabetização – captei imagens da cidade com grande poluição visual, utilizando programa de localização na internet. Evitei escolher pontos turísticos da cidade, dando atenção maior às zonas comerciais aparentemente genéricas, mas que possuem uma tipologia reconhecível a todos nós porto-alegrenses. São conjuntos de letreiros comerciais que se destacam negativamente nas fachadas e apresentam uma sobreposição de informações, resultando em um aparente caos. Essas imagens foram, então, editadas e os letreiros existentes transformados em versões com escrita “estrangeira”, simulando anúncios em árabe, chinês, russo. A tradução dos letreiros em outras línguas teve como meta manter o significado literal do texto original.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Exposições

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s